A fabricação desse veículo iniciou-se em 23 de julho de 1903 e foram produzidos 1.750 carros até 1904. Conta-se que o primeiro comprador foi um dentista chamado Dr. Ernst Pfennin da cidade de Chicago.
Hoje esse design pode parecer estranho, com rodas de carroça, mas na época a ideia era mesmo de produzir carroço
sem cavalos, substituindo-os pelo motor a explosão: alta tecnologia e
modernidade. Daí esse jeitão de charrete.
Há quem diga que os primeiros
proprietários, ao frearem, ainda emitiam a interjeição típica de quando se pede
para os cavalos pararem. Só faltava ser controlado por rédeas ao invés de
volante.
De qualquer
maneira era elegante, pois, não se tratava de um produto popular. Os bancos eram, em
geral, de couro.
Também encarecia o fato de não serem produzidos em série.
O cliente tinha a opção de
escolher entre o runabout de dois lugares por US $ 800 e o modelo tonneau $ 900
quatro lugares com uma opção para adicionar um top. A transmissão planetária
foi equipado com duas velocidades para a frente e para trás, uma assinatura
Ford visto mais tarde no Ford Modelo T.
O carro pesava 1.240 libras (562 kg).
Os freios banda eram utilizados nas rodas traseiras.
Apesar da Ford anunciou o
Modelo A, como a máquina estável, ele sofria de muitos problemas comuns aos
veículos da época, incluindo o superaquecimento e deslize nas bandas de
transmissão. O Modelo A 1903 foi vendido apenas em vermelho pela fábrica, embora
alguns foram posteriormente repintados.
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